Caminho das Indias, parte V

Opa! Antes tarde que mais tarde, segue a aventura indiana.

Nos dias que eu ia ficar sozinha, escolhi ir pra Goa, que é uma das partes mais ocidentalizadas, cheias de turista europeu e seguras da Índia. E eu também curto uma praia, então bora lá.

A praia, praia mesmo, eu achei bem marromenos.

 

2014-04-30 17.00.19

2014-04-30 17.06.19

2014-04-30 17.04.41

Essa parte era bem perto do hotel, e não tinha ninguém. De acordo com os taxistas que eu peguei, era baixissima temporada, todo mundo tinha acabado de ir embora. Nessa época, o que tem é só turismo interno mesmo. E aí, quando você acha a galera, é galera mesmo!

2014-04-30 17.15.26

Pode ser que eu tenha ido na praia errada, ou que os milhões de turistas europeus gostem mesmo é do clima e do calor. Mas, de modo geral, achei o lugar bem pouco turístico – aliás, todos os lugares por que passei. Gente, cadê as barraquinhas de souvenir? Até Goa eu não comprei nem UM ímã pra coleção, simplesmente por não encontrar em lugar nenhum! Aí quando vi essa barraquinha, entendi o drama. E a barraca fechada, claro:

IMG_4989

Muitos lugares com placas de ‘fechamos por esse ano, volte ano que vem’. Talvez a culpa não seja de Goa, seja mesmo da época que eu escolhi visitar.

IMG_4987

Eu não pude entrar na água porque 1. estava sozinha, e 2. estava de biquini. Eu até já tinha comprado um sari, mas sem chance de entrar na água com meu lindo sari novo :D Eu sabia que os indianos entram na água de roupa e tudo, mas ainda assim foi meio chocante assistir. Olha aí essa moça num lindo sari rosa e completamente ensopada.

IMG_5004

Uma das coisas que eu acho mais importantes e bacanas de viajar ou morar em outros lugares é entender que não existe só uma forma de fazer as coisas; e como não existe só uma, também não existe a certa. Comer com garfo e faca, ou com as mãos? Nadar de biquíni, ou de traje completo? Pagar bebida pras meninas, ou cada um paga o seu? Pode ficar na balada, ou não pode? Talvez a Índia tenha sido o lugar que eu visitei que é mais obviamente diferente do Brasil, as diferenças são gritantes. Mas acho que é justamente isso que me atrai :D

Se a praia não me encantou, vamos ali visitar a cidade porguesa?

Muito lindinho o bairro português! Eu me senti numa Ouro Preto meets Salvador. Quantas flores, quantas casas coloridas! E quantas coisas com nome em português :D

IMG_4964

IMG_4977

IMG_4970

IMG_4971

IMG_4973

IMG_4976

IMG_4979

Também muitas igrejas e catedrais. Essa dos sinos, gente, que vontade que deu de soar os sinos e sair correndo! :D

IMG_4963

Olha só que cara de Ouro Preto… fiquei morrendo de saudade da primaiada :D

IMG_4922

IMG_4927

IMG_4940

IMG_4960

IMG_4975

A melhor parte de ir nessas igrejas foi entrar num lugar que eu entendia. Depois de quase uma semana de cultos totalmente desconhecidos e impenetráveis (porque eu pergunto, mas nem sempre a Lakki responde), foi um alívio mental estar num lugar onde eu sabia o que acontece, entendia as partes, e até conhecia vários dos santos e santas nos quadros e esculturas. Até achei a pia de água benta pra me benzer :D

Okeeey, se as praias não são grande coisa e a parte portuguesa é que nem Ouro Preto, o que bombou em Goa? A comida, aaaah, a comida.

Primeiro de tudo, barraca de coco por todo lado. E os caras sabem quais cocos tem carne dentro e quais só tem água! Como é que essa tecnologia não chegou no Brasil ainda!?

IMG_4910

2014-05-01 15.04.11

A comida de Goa é uma mistura de português com indiano, uma delícia. Esse peixe goano foi uma das melhores coisas que eu comi na viagem inteira, sem contar a vista linda pra praia e um cardápio em português. Anotem aí, o restaurante chama Souza Lobo.

IMG_4913

Resumindo a visita: acho que nem vale a pena gastar tempo de Índia em Goa, apesar da comida fantástica. Mas foi bom conhecer :D

Advertisements

One thought on “Caminho das Indias, parte V

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s