Eintracht

Eu sempre quis ir um jogo de futebol aqui, mas nunca achei companhia. Mas como eu tenho essa boca grande e fico atazanando o zoto, quando um mocinho do trabalho viu que não ia poder ir ao jogo pro qual ele tinha comprado ingressos, veio direto pra mim perguntar se eu queria ir no lugar dele. Yey!

O estádio (Commerzbank Arena) fica aqui bem perto de casa. Fomos mais cedo pra dar tempo de comprar um Schal, que é tipo um cachecol que todo time tem um. E claro, tomar uma cerveja, né?

Achei o estádio bem pequeno. Olhei agora na internet e é estádio olímpico, mais de 50 mil lugares… mas me deu uma sensação de ser tão menor que o Mineirão! Acho que é porque a arquibancada começa logo depois do campo, em vez de ter fosso e um monte de coisa.

IMG_4536

Commerzbank Arena por fora

IMG_4539

Commerzbank Arena por dentro

2014-04-05 14.41.43

Na porta do estádio com o Schal recém-comprado

Na entrada do estádio, várias barraquinhas vendendo Schal – e todo mundo indo pro jogo com seu Schal! Muita gente sem a camisa do time, mas quase todo mundo com o cachecolzinho. Logo no começo do jogo eu entendi por que – quando toca o hino do time, todo mundo segura o Schal assim:

IMG_4542

Usando o Schal

Todo mundo mesmo! Dá pra ver quantas pessoas tem nessa família?

IMG_4543

São três!

Muita, muita criança nas arquibancadas… e algumas mães também. A maioria dos espectadores eram homens. O clima é de segurança total. Sim, eu fui num jogo de futebol com outra menina e não levei cantada, ninguém ficou me encarando, nada, nada. Dava pra ter ido sozinha, se não fosse tão chato ver jogo sozinha.

Ficamos pertinho da torcida organizada do Mainz – o que foi uma pena, porque não deu pra aprender as musiquinhas pra torcer pelo Eintracht! Mas deu pra ver de perto o espetáculo que foi a torcida do Mainz. Cantavam todo mundo junto, batiam palma junto, pulavam junto… até que eu descobri que eles tinham tipo um animador de auditório! A gente também tem isso nas torcidas brasileiras?

IMG_4555

Torcida organizada do Mainz 05

IMG_4547

Torcida organizada do Eintracht

Na torcida normal, todo mundo prestando atenção no jogo o tempo todo. Parece óbvio mas um dia eu fui num jogo de baseball e ninguém ligava pro que tava acontecendo em campo :) Na entrada dos jogadores, o moço do microfone fala só o primeiro nome, e a torcida completa com o sobrenome. Achei ótimo porque eles também mostram o nome no telão, então a gente gritou junto também :)

IMG_4550

Entrada dos jogadores

Eu falei que o clima é de segurança? Ah!, a organização alemã. Mas o que eu não disse ainda é a limpeza absurda do lugar. Gente, banheiro de estádio limpo. Falem essa frase: “banheiro de estádio limpo”. Acho que eu nunca tinha falado/escrito essa combinação de palavras. Mas existe!!!

IMG_4556

Banheiro limpo :o

IMG_4557

Banheiro impecável :o

Pra comprar coisas, quase zero fila. O processo é meio chato, porque tem que comprar um cartão, carregar com créditos, tem depósito pros copos de cerveja, e depois tem que trocar o cartão por dinheiro de novo. Burocrático, mas organizadíssimo.

IMG_4558

Comprando cerveja : )

E a emoção, é que nem no Brasil?

Né não, minha gente. A emoção também é alemã. =/

O Eintracht ganhou de 2 a zero. As duas fotos seguintes são das duas comemorações. Tá dando pra sentir a emoção? Bonus pro sujeito de casaco bege – que nos dois gols comemorou muito emocionadamente igualzinho.

IMG_4560

Primeiro gol…

IMG_4568

Segundo gol…

Mas tudo bem, que é bacana mesmo assim! E no final do jogo, o locutor todo animado dizendo Eintrach, ai a torcida grita ZWEEEEEI, Mainz, a torcida grita NUUUUUUULL… fiquei pensando se ele faz isso quando o time da casa está perdendo : )

Organização alemã parte dois: estávamos na arquibancada superior. Entre acabar o jogo e chegarmos do lado de fora do estádio, passando pelo banheiro feminino, foram SETE minutos. Sete. Eu não entendo como faz. Essa foto é da saída da arquibancada, imediatamente depois de ter terminado o jogo: tá vendo quanto espaço tem entre as pessoas? Como faz isso?

IMG_4569

Saída do jogo

Pena que agora a Bundesliga está no final e não vai dar pra ver nenhum time bom (Borussia Dortmund, ou Bayern de Munique) jogando. Mas quem sabe na próxima temporada posso usar de novo meu Schal do Eintracht! : )

2014-04-05 15.08.05

Vai, Eintracht!

ps: achei os ingressos carinhos, 28 euros. Cerveja no estádio 4 euros, batata frita 3 euros.

Leave a Reply

