Feliz dia internacional das mulheres!

(atrasado, mas antes tarde que mais tarde)

Esse ano nao precisei me irritar com um presente rosa da empresa, mas em compensacao me irritei bastante no facebook. Gente, anotem ai no seus caderninhos: dia de minoria* nao ‘e dia pra voce parabenizar essa minoria usando os estereotipos mais superficiais que voce conseguir encontrar. Nao. Errado. Nao ‘e assim que faz.

Dia de minoria serve pra gente pensar sobre a situacao dessa minoria, celebrar o que ja’ conseguimos, e criar coragem pra o que ainda falta conquistar.

Anotado?

***

Eu tenho um monte de amigos engenheiros, certo? Gente que gosta de estudar, de aprender coisas novas. Gente que entende a importancia da pesquisa e do conhecimento. Gente que normalmente sabe usar o Google.

Dai um desses mocos me faz o favor de postar uma mensagem rosa, com flores e uma mulher sexy, dizendo ‘esse dia ‘e apenas pra lembrar o quanto temos que agradecer a voces todos os dias pelos carinhos, cuidados e alegrias que proporcionam a cada um de nos!’.

Tudo bem se voce escolheu ser machista e babaca justamente no dia internacional das mulheres. Todo mundo tem o direito de ser babaca. Agora, nao va’ me dizer que voce tambem escolheu ser ignorante. Porque esse dia nao ‘e apenas pra te lembrar de nada. Esse dia nao ‘e seu, cara palida. ‘E muita falta de nocao querer se apropriar de um dia que nao ‘e seu, e deturpar seu significado na cara-de-pau.

E nao precisava nem eu lhe dizer isso, era so’ olhar no Google.

***

Muitas vezes as pessoas me criticam por eu nao ter jeitinho. Nao falar delicadamente que voce pode, quem sabe, talvez, estar sendo machista. Por eu puxar discussoes com os amigos em qualquer oportunidade, por eu nao deixar passar. Outro dia alguem disse que eu sou ‘intolerante com os intolerantes’ (foi uma critica, mas depois fiquei achando com tanta cara de elogio :). Tive ate’ amigo que parou de falar comigo.

E eu fico pensando se eu nao sou uma chata de galocha politicamente correta. Pensando se eu devia ficar quietinha.

Mas sabe? Nesse dia das mulheres eu ouvi elogios de pessoas que eu gosto e admiro. E eu quero continuar gritando, sim.

* foda chamar a gente de minoria, mas se for considerar cargos politicos e de comando, somos sim bem menos da metade =/

Leave a Reply

