Deutsch Kurs

Resolvi que depois de toda aula vou postar alguma coisa interessante que eu tenha aprendido. Daí eu tenho que achar alguma coisa interessante na aula, escrevo a respeito, e de brinde vocês ficam sabendo : )

Na primeira semana, estávamos discutindo sobre religião. Aqui na Alemanha, você se declara oficialmente de uma determinada religião (opa, já vi isso antes) porque no seu imposto de renda, tem o imposto religioso. Pelo que eu li na Wiki, entre 8 e 9% do seu imposto vai pra igreja. A professora não soube confirmar, porque ela não paga. E nem eu. Aqui, a igreja não tem isenção de imposto, e o dinheiro dela vem praticamente todo dos fiéis.

É meio como se eles considerassem a igreja como um clube, e quem quiser ser membro tem que pagar mensalidade. Quando eu penso sobre o meu grupo de jovens, e nas várias atividades bem bacanas que a gente fazia, acho que faz todo sentido.

Daí segue, meio obviamente, que se você quiser batizar seu filhote na igreja, um dos pais tem que ser ‘cadastrado’. Mas o que não é tão óbvio é que, se você quiser que sua filha estude em igreja católica (ou protestante, ou judia), um dos pais também tem que ser pagante.

Ah!, pra ser madrinha, paga também!

***

die Taufe – o batizado
die Kommunion – a primeira comunhão
die Firmung – a crisma

One thought on “Deutsch Kurs

  1. curti a ideia de postar alguma coisa interessante depois de cada aula!

    e achei realmente interessante esse esquema de igreja na alemanha =)

Leave a Reply

