This territory goes uncharted

Abram alas pras retrospectivas 2013 e pras resoluções de ano novo!

Eu sempre gostei mais de ano ímpar e esse foi um ano fenomenal. Eu me mudei pra Europa! Eu já tinha vindo em 2012, mas a parte de achar uma casa, comprar móveis, montar os móveis e efetivamente ter um endereço meu foi só esse ano. Morar sozinha não foi novidade, mas todo o resto sim – inclusive pagar todas as minhas contas – e até ter que fazer conta pra ver que aluguel ia caber no orçamento. Montar casa sozinha foi triste, especialmente ir na Ikea e ver todos os casais apaixonados e famílias com filhinhos fofos comprando móveis juntos. Mas montar os móveis em si foi ótimo e acho que aprendi muito! Morar na Europa era um sonho antigo… morar na Alemanha era um sonho recente. Ambos realizados!

Outro sonho antigo realizado foi ver a aurora boreal. Ainda vou escrever um post a respeito com fotos e tals. Foi lindo, foi emocionante, e foi um sonho realizado. Outro sonho, extensivamente descrito aqui no blogue, foi ir pra Grécia. Lindo, emocionate, e cheio de luxo e sedução! :D

Na lista de eventos que eu sempre quis ir, mas não eram exatamente sonhos, teve a festa de St Patrick’s em Dublin, ano novo em Londres, e o maior festival de música da Alemanha. Também teve vários shows legais e viagens bacanas.

Outra coisa importante e ao mesmo tempo inevitável foi comemorar 30 anos. A festa foi fenomenal e do jeitinho que eu queria (post com fotos pendente!), e estou muito feliz de estar tão velha quanto eu jamais fui. Não tenho dúvidas que dos 30 aos 40 vão ser os melhores anos da minha vida (e depois dos 40 ao 50, e dos 50 ao 60… : ).

Nesse ano, fiz um bom trabalho com os meus relacionamentos à distância. Ainda não está perfeito; ainda quero ter mais contato com um monte de gente; ainda quero melhorar nos que estão indo bem. Mas acho que estou entendendo melhor o que funciona e o que não, e estou mais ou menos confiante de que minha estada aqui não vai me fazer perder ninguém. Meu aniversário foi uma boa prévia :)

Aprendi mais sobre mim mesma bla bla blá auto conhecimento bla bla blá sou uma pessoa melhor bla bla blá. Nisso não tem como andar pra trás, né? Ainda falta muito, mas estou cada vez mais perto da pessoa que eu quero ser. E estou feliz por ter sido muito corajosa esse ano, vocês nem imaginam (ou alguns sabem, hehe).

***

Pro ano que vem?

Todas aquelas coisas de sempre.

A única novidade é que eu quero fazer mais pela causa, ou pelas causas. Quero escrever mais sobre isso. Quero aprender a argumentar melhor. Quero carregar as bandeiras nas quais eu acredito, literalmente quando der.

Outro dia li um texto lindo (que não tou achando pra linkar que está aqui) falando sobre a declaração da Fernanda Lima sobre ter sido apresentadora da Copa. O texto é longo mas é levinho e eu recomendo mil vezes. Vai lá e depois volta.

Então.

“Ao fazer tudo direitinho, sem mover um dedo para infligir qualquer mal a quem quer que seja, nós brancos somos beneficiários silenciosos de um sistema opressor que nos precede e, apesar de que não o queiramos, nos define. (…) O problema é que “fazer tudo direitinho”, no nosso mundo, é exatamente o que o mundo exige para o mundo permanecer exatamente do jeito que está.”

O texto é sobre racismo, mas poderia ser sobre machismo ou homofobia. Ou classismo. Ou qualquer outra biltrice que esteja aí firme e forte no mundo. Não sei ainda o que eu quero fazer, mas sei que quero fazer alguma coisa. Quero deixar um mundo mais bacana pros filhos do zoto : )

***

Fora isso, como diz a Sara…

Compare
Where you are and where you wanna be and you’ll get
Nowhere

Feliz ano novo!

3 thoughts on “This territory goes uncharted

Leave a Reply

