Amigos de uma vez

Amizade é uma coisa complicada. É um relacionamento que fica totalmente subentendido, porque quase ninguém tem DR com amigos. Com namorades (e às vezes com melhores amigues!) a gente discute o que espera do relacionamento, o que está faltando, por que ficou triste e o que está dando errado.

Dos amigos, a gente só pode esperar que eles tenham mais ou menos a mesma definição de amizade que a gente. Se não tiverem, a gente tem que entender onde as visões divergem, e decidir se vale a pena continuar a amizade, dependendo da divergência.

Um exemplo bobo é que eu adoro aniversário. Todos os meus amigos sabem que eu adoro aniversário, e todos eles são lembrados repetidamente e com meses de antecedência que a data está chegando. Esquecer meu aniversário é compreensível; ser convidado (mais de uma vez, por mais de um meio) pras comemorações e não ir sem pelo menos dar uma desculpa é pura biltrice.

Eu me chateava bastante com amigos que ignoram meu aniversário, até que entendi que pra outras pessoas é uma data irrelevante e que elas preferem esquecer. Pra alguns eu avisei que meu aniversário é importante pra mim e que eles precisavam comparecer; outros, parei de convidar pras festinhas. Segue a vida.

Um exemplo mais sério é lealdade. Eu sou extremamente leal aos meus amigos. Se você quiser falar mal deles, pode ter certeza que vai puxar treta comigo. Houve um projeto no qual eu deixei de ir nas festinhas semanais, onde se falava mal de todos os ausentes – prefiro que falem mal de mim também a ter que ouvir falarem mal dos outros. E nesse caso, não tem muita negociação: espero a mesma conduta exemplar dos meus amigos.

***

Eu tenho um certo grupo de amigos, ou tinha. Esse grupo era mais ou menos coeso. Daí uns amigos de um desses amigos foram chegando no grupo e acabaram fazendo amizade com quase todo mundo – menos comigo. Só depois de muitos anos eu fui descobrindo por que alguns deles não gostavam de mim – e admito que eu fui escrota em pelo menos uma circunstância. Mas não sei se é o caso de passar anos de mimimi.

(Um dos caras veio de uma faculdade particular e um dia estava reclamando de uma matéria; eu rebati que era pra ele voltar pra faculdade de origem. Escrota? Com certeza. Faz sentido o cara lembrar disso seis anos depois? Não tenho tanta certeza.

Outro cara não gosta de mim porque eu não o convidei a passar o carnaval na minha casa, quando eu morava em Salvador. Na verdade mandei um email chamando todo mundo, mas quando ele respondeu outras pessoas já tinham tomado os lugares e não deu pra ele ficar em casa.)

Esses caras têm os motivos deles pra não gostar de mim. Ninguém é obrigado a gostar de mim, mesmo quando eu gosto da pessoa. E quando eu também não gosto, fica até justo. O que eu não acho justificado é que os meus amigos desse grupo ouçam esses caras falando mal de mim rotineiramente e continuem amigos deles. E não façam um pacto de ok, quero ser amigo de vocês dois, então vamos combinar que ninguém fala mal de ninguém?

Os meus amigos são pessoas legais e bacanas a maior parte do tempo. Eu não posso ter uma DR com eles pra dizer, amigo, eu preciso que você seja ético e não aceite ser meu amigo e ouvir barbaridades a meu respeito ao mesmo tempo. Largar pra lá esses amigos me parece uma solução meio drástica e com a qual eu não ganho nada; só perco. Ao mesmo tempo, às vezes eu me pego pensando se são mesmo esses os amigos que eu quero ter.

***

Todo esse mimimi só se justifica porque, estando longe, eu tenho como minha a responsabilidade de manter contato. Mandar email, acompanhar no facebook, procurar no chat, chamar pra sair quando dá. Quem decidiu ir pra longe fui eu, não eles; nada mais justo que o trabalho de tentar manter a amizade fique do meu lado. Não que eu faça sempre tudo isso, mas pelo menos eu tento :). Só que dá sim trabalho, e eu quero ter esse trabalho com quem merece. Como faz?

Advertisements

One thought on “Amigos de uma vez

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s