Fabriquinha de roupa DIY

Recebi uma encomenda e abri a fabriquinha de roupas. Comprei um conjunto de pincéis realmente bons, e olha que não era o mais caro-metido-a-besta que tinha. Em compensação, o carbono de roupa daqui é bem fraquinho. Talvez eu não esteja sabendo usar direito.

Fazendo um avental de cozinha, em etapas!

A primeira é escolher o que vai ser pintado. Eu não tenho o menor talento pra desenho e gosto de coisas escritas. Pra esse avental, queria uma citação que tivesse a ver com comida, e que tivesse a ver com quem vai usar o avental. A que ganhou foi essa ai:

IMG_3140

Copiado do computador no papel quadriculado

Eu escolhi uma figura bacana e copiei da tela do notebook pro papel quadriculado (que nem precisa ser quadriculado, mas era o que eu tinha). Eu gosto de montar uma tela com um pedaço de papelão e alfinetes – que aí eu posso transportar a peça pela casa sem atrapalhar a pintura. Talvez a parte mais trabalhosa seja acertar essa montagem – porque a figura tem que ficar centralizada e não pode ficar torta e coisa e tal. Nesse caso aí também precisou de um papel embaixo do bolso, pra não manchar por dentro.

IMG_3141

Marcando com o papel-carbono

Marcar com papel carbono não tem segredo. Eu recomendo espiar de vez em quando pra ver se está funcionando, com mil cuidados pra nào tirar nada do lugar.

IMG_3142

Espiando

IMG_3144

Pode começar a pintar!

Aí pronto, pode começar a pintar! Eu jurava que tinha uma foto do pincel super fininho que eu estava usando. Pra fazer os cantinhos, tem que ter pincel fino e paciência. Eu acho super relaxante :D

IMG_3363

Pronto!

Depois é só esperar secar por três dias, ou pedir um ferro de passar roupa e passar pelo avesso. Eu deixei secar porque não tinha pressa ;)

IMG_3365

Roooohhhrhrhrhhrhhhh.

***

Dai eu comprei uma camiseta pra mim. Quando é pra mim não tenho tanta paciência de fazer com letra certinha, estava querendo fazer alguma coisa à mão… e faz um tempão que eu queria fazer uma blusa com essa frase em particular. 

A primeira coisa é fazer a armação. Peguei um travesseiro e grudei tudo nele com os alfinetes: a blusa com o papelão por dentro pra ficar firme e não manchar o outro lado, e as linhas. A parte mais difícil e trabalhosa é medir e acertar onde vão ficar as linhas; quando a roupa é pra mim, eu visto, marco com alfinetes onde quero que o desenho fique; quando é pros outros, é mais no chute. Já aconteceu de eu marcar as linhas medindo com régua… dessa vez eu fiz no olho. De novo, quando é pra mim, a coisa é bem mais relaxada :)

IMG_3366

Marcação das linhas

As letras eu pintei na mão, sem desenho prévio. É por isso que não está centralizado – porque eu não sabia onde ficaria o meio, então preferi alinhar à esquerda. Tática de preguiçoso. Foi a primeira vez que fiz letras à mão com pincel – antigamente eu usava um potinho de tinta que parece uma caneta. Aprendi muito durante o processo – o E, por exemplo, é melhor fazer de dentro pra fora, num movimento só, como se fosse um caracol. Mas claro que aprendi isso só lá pelo terceiro E.

IMG_3370

Freestylin’

Depois da primeira passagem, pode tirar as linhas, mas tem que voltar letra por letra pra reforçar, consertar, marcar mais forte. Gente normal pode esperar secar pra não correr risco; eu sou ansiosa demais pra isso e fico tomando mil cuidadinhos pra não fazer bobagem e estragar tudo.

IMG_3372

Visto de perto

No final, mais três dias pra secar, ou então ferro quente. E voilá, temos uma camiseta tri-legal:

IMG_3374

This is what a feminist looks like

2 thoughts on “Fabriquinha de roupa DIY

  1. Eu tb QUERO um avental personalizado! Eu quero! (foi vc que perguntou de presentes de natal, então aceite encomendas – e o seu bebê que já não é mais bebê ia amar um junior, viu? Viu, DUAS dicas de presente!)

    • daninha, o difícil é achar o avental! o único que eu achei aqui não é muito bacana não, o pano é fininho e duro… mas como eu só descobri isso depois que comprei e abri a embalagem, não teve jeito de mudar. sabe se vende por aí?

Leave a Reply

