Grécia, parte IX e final

Depois de Knossos, fomos devolver o carro e aí acabou a viagem. De carro, foram quase 700km em 3 dias!

IMG_2948

Porto de Iraklio

Pra não dizer que acabou por aí, saímos pra jantar e eu queria MUITO ir pra balada ou pelo menos um barzinho. Mas meus olhos estavam simplesmente fechando, e eu estava até sentindo frio de tão cansada, e aí voltamos e dormimos e no dia seguinte fomos embora da Grécia. Beijo, sua linda!

***

A Grécia foi meu melhor destino de férias de verão até hoje, batendo (por pouco) a Croácia. São vários os fatores: comida gostosa, tempo bom, praias maravilhosas, e muita história. Eu ando adorando ver história em lugares abertos, não enfurnada em museus, especialmente se o dia está lindo lá fora. Se fosse pra fazer de novo, eu cortava fora a semana da Yacht Week (que foi ótima, não me entendam mal) e ficaria mais tempo em vários lugares – especialmente Chania, que foi a mais injustiçada.

Preciso aprender a planejar as viagens com mais tempo e menos atividades. Mesmo quando eu corto cidades, eu não consigo cortar atividades dentro da cidade! Creta em três dias foi fenomenal mas extenuante. Como a gente acordava cedinho pra pegar as praias vazias e passava o dia todo no sol e no volante, de noite não sobrava energia pra tomar uma cerveja. Era o jantar e cama. E mesmo eu me orgulhando de fazer bons planos, imprevistos acontecem (e praias lindas pulam na frente da gente), e a programação toda foi ficando atrasada. O plano pras próximas férias é deixar uma tarde livre a cada dois dias. Du-vi-do que eu consiga. E mesmo que eu conseguir, chegando lá vou pensar ‘oba, tenho a tarde livre, vamos nesses três museus?’. Aff.

Cheguei à conclusão de que roadtrip é comigo mesmo. Eu adorei o iate que navegava sem a gente ter trabalho (e até com a gente dormindo!), mas mais gostoso ainda é a gente decidir na hora aonde vai, onde pára. Mesmo que não possa beber no caminho, mesmo que não possa varar a noite na balada se tem que dirigir no dia seguinte, mesmo que seja cansativo. Pra mim faz parte da graça e talvez eu tenha curtido mais Creta do que os outros lugares por ter o Jimmy :)

Não entendo como mais brasileiros não vão pra Grécia. Nem minhas irmãs tinham ido, e olha que é difícil achar lugar onde elas não foram ainda!(agora que L&L foram pra Atenas, só devo ter ficado com a Bósnia :) Eu sempre quis ir pra Grécia, desde pequena. Demorou um pouco, mas chegou. E na verdade eu continuo pequena, né : )

É difícil fazer tops da Grécia porque muitas coisas foram fenomenais. Mas vamos lá, e com fotos :)

Melhor cidade: Atenas, disparado. Quero morar lá. Não é comum eu me apaixonar por uma cidade assim; quero voltar.

IMG_2139

Atenas

Cidadezinha mais fofinha: Chania, com menção honrosa pra Hidra. Merece uma visita mais demorada, merece passeios pelo cais, e merece ir nos bares e baladinhas. Fica na lista.

IMG_2759

Chania

Melhor praia: agora que escrevi os posts de Balos e de Elafonisi, tá difícil escolher. E ainda li os posts antigos e lembrei do bar de Mykonos… tá fácil não. Vou ficar com Elafonisi, porque Balos é trampo pra chegar, e eu não gosto de subir morro. Mas é realmente difícil escolher, ainda mais porque tem praia pra todos os gostos. Tem praia pra criança, tem praia família, tem praia pegação, tem praia que não tem ninguém, tem praia que tá todo mundo lá. É só escolher.

IMGP0397

Elafonisi

Melhor por do sol: Falasarna. Mudou meu conceito de pores-do-sol :) Hoje posso dizer que gosto deles, e até paro pra ver e tirar foto quando tem um bem bonito aqui em Ffm!

IMG_2838

Falasarna

Melhor comidinha salgada: ter que escolher isso é pedir pra eu sofrer. Tudo na culinária grega (e na cretense também) é muito fresco e muito gostoso. Eu poderia escolher os pasteizinhos, porque adoro pastéis e aqui em Frankfurt não tem. Mas vou ser justa e escolher as saladas – porque eu nunca na vida comi salada com a boca boa que eu comi na Grécia. Inacreditável. Se tiver que escolher uma, a salada cretense de Hidra que nem fui eu que pedi :P

IMG_2736

Salada, hmmm!

Melhor comidinha doce: frozen yogurt, sem concorrentes. Difícil seria escolher UM, mas eu nem lembro os nomes das lujinhas… importante é ter uma em cada esquina!

IMG_2636

Geladinho, saboroso

Melhor restaurante: muito dificil escolher entre o de Atenas e o de Santorini – e é preciso considerar o de Hidra. Mas vou dar o prêmio pro de Atenas, porque os outros dois eram restaurantes de gente fina, não pode sentar de perna de indio debaixo da mesa nem pode beliscar do prato do zoto.

IMG_2220

Mermingas, my love!

Melhor balada: day party da Yacht Week. Esse realmente foi o ponto alto da YW : ) É meio concorrência desleal porque não fomos em baladas praticamente depois da YW. Menção honrosa pra Mykonos.

IMGP0031

Festa dend’água

Melhor drink: o mojito de milhares de dólares no Jackie O’ da praia em Mykonos. Menção honrosa pro Gigi, que eu aprendi a fazer e de quebra ainda conheci um gin novo fantástico.

IMG_2277

Mojito do Jackie O’

Melhor passeio cultural: Acrópole. O templo de Zeus Olímpico é mais bonito e impressionante, Knossos é mais legal e user-friendly, mas onde eu queria ir desde criança era na Acrópole. Check!

IMG_1941

Linda mesmo com andaime

Melhor idéia da viagem: em terceiro lugar, alugar um carro off-road (um beijo, Carmen!). Em segundo, comprar protetor solar once-a-day que não precisava ficar reaplicando. E em primeiro… BOINHAS! Deu até dó jogar as boinhas fora quando saimos da última praia… elas foram fiéis companheiras.

IMGP0081

amo!

Melhor música: tem um monte de músicas que são da yacht week (Wake me up e Blurred Lines), e muitas que a gente levou e nem tocou por lá… vou escolher uma da segunda semana. Porque eu estou no topo do mundo, ehp!

IMG_2848

Até breve, Grécia!

5 thoughts on “Grécia, parte IX e final

  1. Olá Olá Olá!

    Eu passei um tempo enorme sem acessar o seu blog, mas eu li todos textos via e-mail! Sim… Eu sei que você estava chateada porque as pessoas liam seus textos e não comentavam. Eu também sei que elas têm (pra mim “tem” sempre terá acento #fuckyourselfreformaortográfica) a obrigação de comentar suas conquistas, passar a mão na sua cabeça e te dar broncas exporádicas… Peço desculpas por não ter comparecido com mais freqüência (#tremaforever!) e prometo que vou tentar comentar mais amiúde.
    As coisas por aqui estão bastantes corridas com uma viagem chegando em meu encalço e 1.286.626.458 (UM BILHÃO DUZENTAS E OITENTA E SEIS MILHÕES SEISSTENTAS E VINTE E SEIS MIL QUANTROCENTAS E CINQÜENTA E OITO) pesquisas para entregar antes do dia 18 de novembro. hhehhehehe

    Quero te dizer que adorei a série “Grécia, parte[s] ‘X, Y e Z’ ” e dizer que suas histórias são deliciosas de serem lidas. É como se estivéssemos conversando um em frente ao outro!!! Parabéns

    Ah… Antes que eu me esqueça: Pela milionésima vez trate de arrumar o acento do seu teclado!!! ehheheheh
    Beijos.

      • Tem -> terá sempre acento após sujeito no plural (Elas têm).
        Veem -> nunca tem acento quando dobra a vogal.
        (Sorry me intrometer… É que eu errava isso sempre e depois aprendi…)

  2. Sobre música, assunto que vc gosta, como tem chegado aí as novas músicas da Miley Cyrus? Eu escutei e gostei muito pp Wrecking Ball, (tirando as caras, bocas e língua dela). Se tiver oportunidade, escute as novas músicas sem o preconceito de Hanna Montana…

Leave a Reply

