Sobre beleza e amarelo

Essa semana fui ao médico e peguei o trem de manhã cedinho. Muita gente indo trabalhar, ou cuidar da vida. Fiquei impressionada ao perceber que pelo menos 80% das mulheres usavam maquiagem. Onde eu trabalho, não chega a metade.

Eram mulheres jovens, velhas, magras, gordas, sentadas, em pé, preocupadas, sorrindo, ouvindo música, levando malas. A única coisa que todas tinham em comum é que eram todas bonitas. Todas mesmo. E isso me deu uma dorzinha no coração.

Muitas dessas moças talvez nem usem maquiagem todo dia e naquele dia estavam a fim e passaram um rímel. Algumas talvez usem maquiagem porque faz parte do look de trabalho, ou quem sabe trabalhem numa loja de maquiagem. Mas a dorzinha no coração foi porque eu suponho que algumas dessas moças não tenham se achado suficientemente bonitas pra sair de casa com a cara limpa; talvez elas tenham pensado que precisavam de uma base, de um batom, de um lápis de olho, pra ficarem apresentáveis.

Eu sei como é isso. Eu sei que maquiagem funciona, nem é difícil não. Em dez minutos, a gente fica sem olheiras, fica com a pele mais bonita, fica com bochechas rosadas, fica com olhos marcados. Tanto funciona esse negócio de maquiagem que é comum as pessoas olharem pro meu álbum de fotos de formatura, comigo linda, produzidísima, e dizerem com a maior sinceridade: ‘nossa, nem parece você!’. A coisa é tão extrema alguém disse que eu estava a cara da Sandy. Pois é, eu sei.

Eu acho que maquiagem é bom. Mas acho que melhor é aceitar nossa cara do jeito que ela é, com sardas, com rugas, com olheiras, com espinhas (ai). E ótimo seria, além de aceitar, aprender a achar bonito também.

O método é nunca chegar a menos de dois palmos do espelho : )

10 thoughts on “Sobre beleza e amarelo

  1. Ai, eu não acho que a gente tem de aprender a achar nossas caras bonitas do jeito que elas são. Acho que a gente tem de parar de achar que mulher tem de ser bonita, ponto. E pensar que só o fato de a gente/elas existirem tá bão.

    Mais fácil falar do que fazer, claro.

    • mas eu quero achar os meninos bonitos, tambem! eu quero ver beleza em tudo, versus nao me importar com beleza em nada. mas concordo com voce que faz muito bem a gente (tentar) parar de precisar ser bonita. se tá bonita bom, se não tá. bom também.

  2. Na minha adolescência eu tive mta, mas mta acne mesmo. Infelizmente guardei algumas cicatrizes desse tempo, e nunca me preocupei muito em tirar, embora ja tenham me proposto umas mil vezes. Olha, eu perdi a conta da quantidade de vezes em que pessoas me aconselharam a fazer peeling, enchimento com não sei o que, que o meu rosto SERIA LINDO sem as cicatrizes… e olha que elas nem são muito grandes. Mas você sabe a historia da mentira repetida mil vezes que vira verdade? As vezes eu simplesmente fico cansada dos comentarios sobre o meu rosto, da confusão que as pessoas fazem entre gostar de dormir e desleixo (sim, pq eu prefiro dormir mais a acordar mais cedo pra fazer uma maquiagem pimpona e por conta disso muita gente ja veio me dizer que eu veria “cuidar melhor de mim”… zzzZZZZzzzzzZZZZZ). No final das contas você acaba se perguntando se é vc a errada na historia. Quando terminei meu ultimo contrato, tive uma conversa com a minha chefe sobre as dificuldades do setor e como eu teria que ser articulada e proativa para encontrar outro trabalho. Ela jogou a carta da aparência porque pra conseguir um emprego, a aparência VAI contar sim. E assim vou colecionando comentarios de pessoas que pensam não ofender quando dizem “ah vc se maquiou, mas poxa, ta tão fraquinha essa sua maquiagem. Coloca mais corretivo, passa um rimel nesse olhão, blablabla” porque elas soh estão querendo ajudar, e querendo que eu seja mais bonita. Na verdade, não chego a considerar ofensa, soh acho cansativo escutar os mesmos comentarios sempre. Como uma amiga que veio, muito preocupada, me perguntar se eu pensava em me maquiar pro meu casamento “pro seu casamento vc vai fazer um make e soltar esse rabo de cavalo, né? Porfa…” e, gente!!! A minha primeira reação foi dizer “gente, parem com isso, eu n sou sem noção, que chatisse. Maquiem-se vcs e me deixem tranquila” mas depois fiquei pensando “E se eu quiser mesmo me casar sem estar maquiada??? Por que não?” Depois pensei nas toneladas de comentarios do tipo “nossa, vc ta mto palida, pq n passou um make?” e resolvi me maquiar. E dei lugar a outro tipo de comentario, como “nossa, ta linda a sua maquiagem, quem fez?” (pq é natural que eu seja incapaz de fazer igual) e quando eu disse que tinha sido uma amiga, a resposta “VC DEVERIA APRENDER A SE MAQUIAR ASSIM!!!”. Como eu disse… toda uma vida rodeada de pessoas mais incomodadas com as minhas marcas do que eu.

    (Esse comentario assim compensa por todas as vezes que eu não comentei? hahahah)

    Beijooo!!!!

    • impressionante como as pessoas se acham no direito de comentar e sugerir coisas absurdas… melhor seria nem ficassem a vida pensando a respeito dos outros, mas eu já ficaria satisfeita se essas pessoas guardassem pra si mesmas os pensamentos. a unica coisa boa que eu tenho pra lhe dizer é que eu também faço parte d’essas pessoas’ mas estou tentando me importar menos com os outros e manter a boca fechada… nem sempre dá certo, mas há melhoras. quem sabe não existe esperança pra todo mundo? :D

  3. Eu não sei se ė porque eu só trabalho com homens e o meu marido não liga pra isso, mas eu acho maquiagem muito artificial. E u uso batom e base (por causa da proteção solar) mas qualquer coisa como delineador, sombra eu já acho esquisito. Claro, corretivo a gente não nota, mas não acho que a beleza passa por um rosto maquiado. Mas ė a velha questão da mulher ter que ser bonita, como um objeto de decoração, todo mundo acha que tem direito de opinar como a gente deveria se parecer.

Leave a Reply

