Grecia, parte I

Entao, vamos ‘as historias da Grecia!

Depois da saga da Yacht Week, o grupo se dividiu: alguns voltaram pra vida real, alguns comecaram a explorar a Grecia. Os dois primeiros dias foram so’ pra recuperar da semana no barco, e a porcaria do hotel nao parava de balancar. Eu fiquei impressionada com a forca do ‘land sick’ – foram 48 horas ate’ o mundo ficar estavel. :O

Mas depois de tudo estabilizado e todas as viajantes estarem saudaveis, Atenas conquistou meu coracao ;)

Pra comeco de conversa, tudo fica aberto ate’ tarde. Pra quem ta’ acostumado com Ffm, maravilha das maravilhas. E nao so’ tudo fica aberto, como a rua tem movimento – as familias saem tarde pra jantar e passear, com crianca e tudo. O grego é um povo muito noturno (segundo minha chefe, porque de dia é muito quente pra sair na rua :). A gente ficou num hotel pertinho da Ermou, que é uma rua de compras onde nao passa carro. Dia e noite tinha movimento.

Praca Syntagma

O tempo estava uma delicia – quente, ensolarado, lindo, ceu azul. A cidade é um pouco suja, um pouco desorganizada, e com muito pedinte. As pessoas sao super solicitas, e eu fui super bem tratada. É muito comum, em restaurantes, vir alguma coisa de graca – ou um shot de raki (a cachacinha deles), ou umas frutas de sobremesa. Chegamos a ganhar raki numa lojinha que paramos pra comprar ima (e era antes do meio dia!). O que voce pede, o pessoal faz – talvez demore um pouco, mas fazem. É um povo muito relaxado, muito tranquilo, nada de eficiencia alema. Eu amei.

Atenas linda apesar da cacamba

Muito verde e muito parque

E claro – onde quer que voce va’, voce esbarra em coisas antigas. Uma igreja bizantina ali na rua, a Acropole em cima do morro, umas colunas na esquina. E’ bonito demais. Muitos bares e restaurantes tem vista pra Acropole, que de noite fica iluminada. Tomar um drink com essa vista…

Vista do bar do Athens Backpackers

Pra Acropole, voce paga um ingresso de 12 euros que serve pra varios outros monumentos/lugares. Foi a nossa primeira parada, seguindo a dica do guia de ir cedinho pra estar menos lotado. Mentira!

Isso é uma foto com pouca gente atras

Nao existe Acropole nao-lotada. A gente chegou cedo e achou lotado. Bom, depois percebeu que o que a gente achou lotado era na verdade bem vazio, porque depois ficou cinco vezes mais lotado. Surreal a quantidade de gente que cabe naquele lugar. E surreal tambem como é lindo, entao tudo bem estar cheio de gente!

A unica coisa ruim é que, em muitos dos lugares, nao da’ pra chegar perto. O que é compreensivel porque essas coisas tem que ser preservadas pras proximas geracoes, patati patata. Ainda assim ficamos um cadinho desapontadas de nao poder andar por entre as ruinas.

Odeon of Athens

Odeon of Herodes Atticus

Reformando e ainda assim lindo

Os gregos inventaram o Lego

Ale’m da Acropole tem varios outros ‘sites’ pra ir, Agora Antiga, Agora Romana, templo disso e templo daquilo. A gente gostou de tudo, e tiramos foto de tudo, mas o nosso preferido foi o Templo do Zeus Olimpico. Cara, que absurdo de enormidade. Faz a gente se sentir humilde…

Uoooou.

Templo de Zeus Olimpico

Olhando assim sem ninguem por perto nao da’ pra entender a enormidade do negocio. Estava ventando loucamente (uma delicia alias) e teve uma semi-tempestade de areia que da’ pra ver na foto abaixo; tambem da’ pra comparar o monumento com as pessoinhas.

Agora da’ pra ver o tamanho!

Do outro lado tem umas colunas separadas, que tambem sao lindas. Tambem nao da’ pra chegar perto, caminhar pelas colunas, mas tudo bem. Olhar de longe ja’ foi fenomenal.

Pequena

Ooooops.

Outro lugar que gostamos muito foi Agora Romana, porque la’ sim podia chegar perto das ruinas e tudo. Fun fun, think about fun!

Fun fun fun fun!

Encostada na coluna

Portal lindo

Maxwell, jump!

Upa!

Upaaaa!

Sentada na coluna lendo o guia

Dicas gerais de monumentos em Atenas:

* parece que todo mundo vai na Acropole cedinho, e depois vai nos outros lugares. Vimos isso no Templo de Zeus Olimpico, no qual chegamos cedinho e estava vazio e lindo, e depois lotou de gente vindo da Acropole. A nossa recomendacao é ir nos outros lugares cedinho, sem ninguem (especialmente o Templo de Zeus) e deixar pra ir na Acropole mais tarde, porque vai estar lotada mesmo, qualquer hora do dia.

* a Fe me recomentou levar bastante agua e fizemos isso. Em alguns parques tem onde comprar, geladinho e barato (comparado com ffm pagar 50 centavos por meio litro dagua e’ de graca). Mas é só perto das entradas, e como os monumentos sao gigantes e os parques sao maiores ainda, a entrada pode ficar longe demais. Outra coisa é que nao tem comida por perto – so’ quando voce volta pra cidade. No primeiro dia eu passei uma fominha, e depois sempre tinha uns biscoitos na mochila.

* os parques te dao um folhetinho explicativo, mas beeeeem resumido. Acabamos contando com o que estava escrito no guia, apenas, e eu continuo sem saber a diferenca de uma coluna donica pra uma coluna jorica. Me disseram que ter um guia la’ é beeeem util, mas ne’, viajando mendigo style, ficamos com o guia de papel mesmo.

* apesar de ser verao e alta temporada, todos os parques fechavam 2, 3 da tarde – e o guia estava errado! O negocio é ficar de olho nas placas ou conferir na internet, e comecar o dia cedinho. O bom de sair do parque duas da tarde é que dá pra fazer um almoco caprichado e depois tirar a sesta :D