…E viveram felizes para sempre

De um tempo pra ca’, as pessoas comecaram a se casar. Muito.

Primeiro foram aquelas pedras cantadas – os amigos que namoraram anos com a mesma pessoa, que todo mundo ja’ via como uma pessoa casada, que estavam so’ esperando formar e arranjar um emprego.

Mas depois, com os trinta se aproximando, mais e mais amigos terminavam um namoro de anos, arranjavam outro namorado ou namorada, e em um ano, dois, resolviam casar.

A principio eu achava isso muito sem nocao. Afinal de contas, modelo de namoro e casamento pra mim e’ namorar dez anos e so’ depois casar. Como assim casar com alguem que voce mal conhece?

Cada um sabe o que faz da sua vida, e de fora eu vi casamentos com um ano de namoro dando super certo, e casamentos de aaaaaaaanos de namoro terminando. Opa, perae? O numero de anos de namoro nao ‘e diretamente proporcional ‘a felicidade conjugal? Esse pessoal que casa nao porque encontrou a pessoa certa, mas porque chegou a hora de casar… tambem tem uma razao valida pra casar?

Parentesis aqui. Minha ideia de casamento ‘e assim: voce namora dez anos, casa, e ‘e feliz pra sempre (como namorou dez anos, a questao de ‘pessoa certa’ ja’ foi pensada e repensada durante esse tempo; nao ‘e uma questao pertinente ao casamento, e sim ao namoro). Se nao for pra sempre, nao serve; pra que casou? E como eu nao acredito em pra sempre, risquei do meu dicionario a possibilidade de casorio. Mas do mesmo jeito que eu repensei e mudei meus conceitos de tanta coisa, talvez seja o caso de repensar o casamento tambem. Se namoro, hoje, pra mim, ‘e uma coisa que se define entre as partes, por que casamento tem que ser igual pra todo mundo, imutavel, com regras definidas por ‘sempre foi assim’? Fecha parentesis.

Entao agora eu estou tentando descobrir nao a resposta, mas qual ‘e a pergunta que deve ser feita pra gente chegar ‘a conclusao de que deve se casar. Baseado em que as pessoas se casam? Ando perguntando pros amigos que ja’ casaram, ando perguntando pros que estao pensando em casar, e ando recebendo respostas muito interessantes. Vamos ver que conclusoes podemos tirar disso :)

Leave a Reply

