CSD Berlin

Aproveitei a passagem por Berlim pra ir na CSD, que e’ a Christofer Street Day Parade – tipo a parada gay daqui. Antes de ir perguntei pro pessoal como era, pra nao me assustar: fiquei com medo de ser informacao demais pra mim. Mas foi beeeem tranquilo.

Primeiro que organizacao alema, ja’ viu. Tudo limpo, organizado, o transito ia sendo parado conforme a parada ia passando. Muita gente com camiseta de organizacao e radinho. Segundo que essa parada da’ muita gente nova, velha, muita familia, muita crianca. Nao ‘e clima de micareta, ‘e clima tranquilo mesmo.

Teve muitos cartazes e faixas e ate’ alguns carros falando de Putin e da Russia, por conta das leis sem nocao que eles andam promulgando por la. Eu nao sabia e tou impressionada; nao esperava esse grau de intolerancia. Nessas horas me da’ orgulho do Brasil; a gente tem muito o que melhorar mas sempre pode piorar, ne?

IMG_1030

Putin…

IMG_1037

…e faixas em russo?

Tambem tinha muita mulher e muitos cartazes feministas ou falando de preconceito de genero. Esse cartaz com os coracoezinhos coloridos foi o meu preferido. Tambem invejei essa estrutura pra nao ficar segurando o cartaz com os bracos abertos o tempo todo :D

IMG_1043

Cartaz preferido :)

IMG_1060

Feminismo ‘e sexy

E geeeeeeeente, quanto homem gato tinha nessa parada? Tinha muita mulher bonita tambem, mas muito mais homem e mais ainda homem gato. Parada gay ‘e mesmo apologia – acho que vendo essa beleza toda ate’ quem nao curte homem pensa duas vezes :D Eu nao tirei foto porque fiquei sem graca, mas achei um exemplo – o que eu queria era fotografar a camiseta, mas o cara e’ gato :) Tou falando ‘e disso aqui, hehe.

IMG_1054

Homo sapiens

A maioria das pessoas estava vestido normal, de bermuda e camiseta, mas teve tambem muitas drags (umas lindas) e uns mocos de roupa de couro. Tinha um com um macacao de couro e a bunda de fora – que vontade de dar um tapinha! Me disseram que ano passado tinha gente de coleira e de quatro no chao, mas nao vi nada assim tao extremo. Ah!, vi sim! Tinha um moco totalmente sem roupa, com uma meia cobrindo as partes pudendas. Falando em drag, no carro que a gente escolheu seguir (o que tinha o melhor dj, claro) tinha uma moca tao linda e tao composta que eu fiquei impressionada. Uma drag super lady. Foi bom pra quebrar meu proprio estereotipo de drag esfuziante (e barraqueira!).

A parada terminou no portao de Brandemburgo e ai tinha um montao de barraquinha de comida (langossss!) e bebida, e tambem um palco com varios shows. O pessoal ficou por ali mesmo, indo de la’ pra ca, mordiscando uma coisa gostosa, dancando na rua. Nao lembro as bandas, acho que todas alemas (ve-se que ai eu so’ estava preocupada com comer wurst). Nessa foto, a coisa redonda enorme em cima do palco ‘e a lua; a parada foi justamente naquele dia que a lua estive mais proxima da terra e coisa e tal.

IMG_1089

Festinha

O mais legal eu deixei pro final: eu nao queria so’ espiar a parada. Desde a parada do Rio contra o Feliciano, na qual eu so’ fui de plateia, eu queria marchar junto. Aproveitei a onda de protestos e a cartolina que eu tinha comprado pra manifestacao aqui em Frankfurt mas que nao usei, e a ideia da Deborah, pra me manifestar:

IMG_1058

Nao me representa!

Um montao de gente tirou foto, vinha falar conosco, dizer que concordava. Muito brasileiro em Berlim : ) Algumas pessoas (cinco, pelas minhas contas) vieram perguntar o que o cartaz queria dizer e ai explicamos (em ingles, que meu alemao nao da’ pra isso) que o Feliciano ‘e presidente da comissao de direitos humanos, que ‘e um biltre, mas que o Brasil ‘e um pais democratico, nos’ e’ que colocamos ele la’, entao ele que tem que renunciar, por isso o ‘fora’. Na verdade no comeco eu so’ tava falando que o Feliciano ‘e um biltre mas levei uma bronca e comecei a explicar direito, porque nao quero que os gringos pensem que a gente nao vive numa democracia. E’ democratico e ta’ so’ melhorando, ta’, Sr. Gringo?

No final das contas, curti bastante minha primeira parada gay. Parece que no Brasil a coisa ‘e mais punk, mais micareta, pegacao… mas aqui, ‘e bem tranquilo, como tudo na Alemanha. Procuro companhia pra ir na parada de Frankfurt!

Leave a Reply

