DIY – comoda dos Bitous :)

Quando me planejei pra comprar os moveis mais baratos possiveis aqui pra casa, dei uma olhada na internet e achei varias ideias legais e faceis pra embelezar ou ate’ terminar de fazer os moveis. Eu nao sou talentosa pra nada, mas tenho boa vontade e adoro uma tinta, uma cola e um estilete. Entao comprei tres comodas dessas aqui, de madeira nao tratada, baratinhas, na Ikea.

Movel original e feioso

A primeira ideia era pintar as comodas de cores alegres e diferentes, mas depois que fiz a sala em preto-e-branco mudei de ideia. ‘E que da’ pra mudar a cara (e a cor) do ambiente todo com algumas poucas coisas coloridas, desde que o resto nao brigue. Entao resolvi que nao queria colorido, mas queria legal. E como faz legal sem ser com colorido?

Com musica.

Resolvi pintar o movel de branco e aplicar um lindo poster dos Bitous nas gavetas. Dei uma pesquisada e achei duas coisas importantes: a primeira ‘e uma cola especial pra decupagem, que fica impermeavel depois de aplicada. Eu li que se eu fizesse a mesma coisa com cola branca tambem daria certo, mas nao ficaria impermeavel! Os pinceis proprios pra decupagem tambem ajudaram. E a segunda coisa foi que pintura se faz com rolinho. A dica foi da mae da Dedeh e eu fiquei impressionada – ‘e muuuuuito mais facil que pintar com pincel, a cor fica uniforme, sem contar a diversao que ‘e!

IMG_0441

As armas

O primeiro passo foi fazer as gavetas – por total falta de jeito, eu deixei o movel como estava (mas sem os puxadores de gaveta) e colei o poster em cima. Depois, com o estilete, cortei para separar as gavetas e cortei fora as beiradas de poster. Nao sei se foi muito esperto nao – deu certo, mas nao foi moleza. A parte boa ‘e que garantiu que as gavetas ‘batessem’, ou seja, nao ficou faltando pedaco de bitou, nem ficou desencontrado. O negocio ‘e colar o poster na gaveta (com pouca cola) e depois passar mais duas camadas por cima.

IMG_0443

Primeiro passo

O poster enruga, nao tem jeito – o proximo vou fazer com mais cuidado e com menos cola, e fazer de dentro pra fora, esticando. Mas a boa noticia ‘e que, mesmo que enrugue, nao aparece – so’ se voce olhar de pertinho.

IMG_0445

Gavetas secando

A segunda parte foi pintar o lado de fora do movel. Se fosse pra ser beeeeem profissional, eu deveria ter desmontado o movel e pintado tudo separado – mas obvio que eu nao tava com tempo e saco pra isso, e mandei ver com o rolinho. Uma coisa que deu super certo ‘e que eu montei um ‘atelie’ no banheiro e coloquei uma mesinha por baixo, pra nao ferrar minha coluna. Duas maos de tinta, secagem, duas maos de tinta. Os puxadores ganharam o mesmo tratamento. A mae da Dedeh tambem me deu dicas pra fazer os moveis ficarem envelhecidos, mas ai ja’ ‘e nivel dois de complexidade e ficou pros proximos projetos. Gente, que alegria que ‘e pintar com rolinho! Ou sera’ que sou eu nao pintei o tanto que eu queria enquanto crianca e tou compensando agora? Divertido demais!

IMG_0447

Movel sendo pintado

IMG_0452

Puxadores

No final, foi so’ recolocar os puxadores (furando bem devagarzinho pra nao estragar tudo) e voltar as gavetas pro lugar, na ordem certa. E voila’!

IMG_0454

Voila!

IMG_0459

Com as gavetas abertas

Licoes aprendidas pra proxima vez: tentar cortar o poster antes de colar nas gavetas (nao sei se vai dar certo); usar menos cola pra enrugar menos; pintar a parte de dentro da gaveta de preto assim que eu comprar uma tinta pra isso (por enquanto colori de canetinha, hehe).

Foi facil, ficou barato, e eu fiquei contente! :)

9 thoughts on “DIY – comoda dos Bitous :)

  1. Contente é o mais importante! E ficou lindinha sua cômoda.
    Aqui em casa tô com uma janela veneziana achada no lixo pra deixar bonitinha e usar pra alegrar a parede, mas por enquanto ela só ta enfeiando, considerando que ta pintada com um verde feioso.

    Tava sentindo falta dos posts.

    bj

      • Olha, eu ainda num sei! Pensei em fazer tipo pátina, aquela coisa meio envelhecida, depois pensei em fazer listras coloridas, ai pensei em pintar com uma cor bem viva, tipo amarelo ovo ou laranja, com tinta spray.
        Mas por enquanto ela continua verde feiosa e sem graça!

        Se tiver idéias, sou toda olhos… Ou ouvidos ;)

        Bj

    • depende de onde voce vai coloca-la, ne? eu sou a favor de colorido, que combina com tudo e da’ uma graca no ambiente! listras coloridas vai te dar um trabalhao mas vai ficar taaao legal ; )

      • Né?! Também acho que o trabalho vale a lindeza, mas viu tentar convencer minha preguiça/carga cavalar de trabalho!
        Vou tirar umas fotos, faço um post com a bichinha e te aviso, viu?!

        Bj

      • kkkkkkkk é, tinta spray é meio monstra!!!

        Achei engraçada a sugestão da calça pq nem lembro quando foi a ultima vez que usei em casa, é no short e olhe lá quando eu num pinto as coisas só de camisetinha, pq o calor é tremendo, tipo… agorinha quase 22h e ta 30ºC.
        Pelo menos quando suja, é pele e a tinta sai! hehe

        E bem, num sou muito fã de cervejas, mas o namo faz uns mojitos que olha… lembrando disso, to começando a achar que vou pintar esse finds =DD

        bjs e brigada pelas sugestões ;)

  2. Pingback: DIY – comoda de poster, parte II | Weather to Fly

Leave a Reply

