Casa – contas finais

Depois dessa ultima ida ‘a Ikea, posso fazer as contas finais de quanto ficou montar e decorar minha casinha: 2445,42 euros.

Na ponta do lapis, 1500 foram pelos moveis, incluindo transporte (ate’ a porta do predio, como sabemos). A tecnica de escolher o mais barato de tudo permitiu que essa grana cobrisse uma cama (enorme), um colchao (esse nao foi o mais barato nao : ), um sofa, tres comodas, um armario, duas estantes na sala, quatro mesinhas de centro, um bar, uma mesa de cozinha com quatro cadeiras, uma escrivaninha e uma cadeira de escritorio.

Mais 500 tambem foram gastos na Ikea, com tudo quanto ‘e quinquilharia. Coisas de cozinha – garfo, faca, panela, copo, vasilha, tabua, tapauer; roupa de cama e edredons e almofadas e travesseiros e toalhas; movel do banheiro com as caixas e as flores; lixeiras, escorredor, pendurador de roupa, quadro magnetico, tapete pra nao riscar o chao, luminaria.

Pra fechar, outros 500 foram embora com ‘detalhes’. Colchoes inflaveis, detergente, saco de lixo, cortina de banheiro, balanca, eletronicos (radinho de chuveiro, telefone, roteador sem fio), cola, tinta, pincel, rolinho, vassoura, pazinha, carrinho de carregar compras de supermercado, aspirador, peneira, velas, saco de roupa suja, balde, pano de prato, lava roupas e amaciante.

Licoes aprendidas?

Um: da’ pra fazer uma casa bonitinha com pouco dinheiro. Sendo mais especifica, da’ pra comprar moveis baratinhos desde que eles nao briguem demais entre si. O truque aqui foi comprar tudo branco, mas teria dado certo com outros estilos tambem. Ajudou ter comprado tudo de uma vez so’: tive que imaginar a casa inteira de uma vez, com o que tinha disponivel no catalogo, e ai saiu tudo mais ou menos combinante.

Dois: valeu a pena o trabalho que eu tive escolhendo os moveis pelas funcoes – preciso de um lugar pra guardar isso e aquilo; preciso da escrivaninha pra estudar; quero uma cama com gavetas porque ai so’ preciso de um armario pequeno pras roupas. Sinto que tudo que deveria estar guardado esta’ guardado, e nao sinto falta de nada grande.

Tres: em compensacao, de quanta tralha ‘e feita uma casa e eu nao sabia! Teve coisas que eu so’ percebi que precisava quando ja’ estava morando: um escorredor de pratos, por exemplo, ou uma tabua de cortar. Voce vai procurar e opa, nao esta’ la’ porque voce nao lembrou de comprar. E os canudos e os palitos? E uma regua e um vidro de cola?

Quatro: sao essas pequenas coisas, mais as coisas decorativas, que pesam no orcamento. Como cada uma delas ‘e baratinha e (normalmente) util, eu nao pensei demais pra comprar, e agora tenho alguma tralha em casa. Mas nao desanimemos – ‘e questao de ficar de olho nessas compras.

Cinco: montar casa ‘e bem facil do que eu imaginei. Milhares de pessoas ja’ pensaram em ideias legais de decoracao e e’ so’ olhar no google e pedir opiniao pra quem entende (a proposito, foi meu padrinho que resolveu o problema da disposicao dos moveis no meu quarto, e ele nem estava participando da conversa, so’ deu um palpite de passagem ; ).

Seis: montar casa ‘e bem mais legal do que eu imaginei. Ando trocando noites de baladas por maos e demaos de tinta, e estou doida pra comprar um monte de outras coisas :D Tenho que tomar cuidado pra nao falar so’ disso. O que? Eu so’ falo disso aqui no blogue!? Ops : )

Leave a Reply

