Visita ‘a sede

A gente trabalha aqui em Frankfurt mas fala direto com os mercados – o pessoal que trabalha nos escritorios da Europa inteira – e tambem com o pessoal da sede, que fica em Vevey, na Suica. Com alguns deles eu falo pelo menos duas vezes por semana, por email, telefone, conferencia, e nunca tinha visto. Dai a minha chefe me mandou pra la’, pra conhece-los.

Fui num workshop (que e’ como eles chamam reuniao de gente de todo canto) de nutricao e tinha gente da Europa toda; alguns que eu ja’ conhecia de nome, outros com os quais ja’ tinha trocado email. Mas o objetivo mesmo era visitar o predio da sede e o pessoal que fica por la’.

(eu tinha pensado em fazer esse post sem falar o nome da empresa, mas se jogar Vevey no google nao tem como esconder, hehe.)

A Nestle tem a sede em Vevey, que ‘e uma cidadezinha fofa do lado de um lago enorme, embaixo dos Alpes, entre a Suica e a Franca. A cidade mesmo nao tem muita coisa, sao 14.000 habitantes, e quatro predios da Nestle. Ate’ avenida Nestle tem na cidade.

E a sede… veeeeeeeeeei.

A sede foi feita pra impressionar os visitantes. Eu fiquei impressionada.

E’ um predio gigantesco, de seis andares, no meio da cidadezinha, na frente do lago, virado pras montanhas. O predio ‘e inteiro de vidro, de quase todas as salas a vista ‘e linda, e de todos os corredores ‘e maravilhoso. ‘E um espetaculo de predio. Ele faz um Y espelhado, de um jeito que de dentro do predio mesmo voce consegue fotografar o predio, o lago, as montanhas… acho que foi feito pra isso, hehe.

2013-03-20 14.31.26

Essa bandeirinha da Suica ‘e uma fofura

Por dentro nao tirei fotos, mas tambem ‘e lindo e muito espacoso. Ele ‘e todo irregular, tem um monte de escadas de diferentes tipos e ate’ escada rolante. Luxo!

2013-03-20 16.37.04

Da’ pra ver os Alpes?

O sexto andar ‘e todo de vidro, e tem um monte de exposicoes sobre os produtos. E’ pra levar cliente. Tem paineis falando sobre os produtos, sobre os principios da empresa, sobre os mercados… tem uma ‘area falando da India (a importancia do mercado tanto como consumidor quanto como maior produtor de leite do mundo, entre outras coisas) e tem uma tv que fica passando os comerciais da Nestle na India. Desnecessario dizer que fiquei quase meia hora la’, ne’. Tem falando sobre chocolate, que ‘e o produto que mais se compra por impulso, de modo que tem que deixar stands de chocolate na saida do supermercado, onde o cliente possa ver e pegar e resolver que quer levar pra casa. Tem stands falando sobre o comprometimento da Nestle com as diferencas culturais (por exemplo, comidinhas kosher e helal). O mais impressionante ‘e essa ‘area enorme, no alto do predio, que fica la’ a disposicao das visitas. Precisa ter muita grana pra fazer isso…

2013-03-20 14.24.54

Vista do sexto andar

A cantina e’ outra coisa impressionante. Voce chega e tem paines imensos propagandeando quais sao as opcoes do dia – com os dados nutricionais, claro. Tinha pelo menos 6 opcoes nos dois dias que comi la’. No primeiro, bife grelhado (fonte: Suica e Brasil) com batatinha, porque eu queria muito comer bife. No segundo, peixe e camaroes ao molho caribenho – tinha uns pedacos de coco, de abacaxi, uma pimentinha, muito bom! A Suica ‘e horrivelmente cara, mas a cantina nao ‘e cara nao. Ah!, e tem um montao de doces, paves, frutas, bolos… hmmmm!

2013-03-20 14.38.27

No jardim do primeiro andar

Aproveitei tambem pra ir no predio onde fica o D&B (pessoal que eu falo todo dia e que sao muitao importantes); era uma antiga fabrica, mas o predio ‘e todo colorido e legal e tudo o mais. E por fim, fui na Nestle Suisse. Esse ‘e um caso ‘a parte…

O caso ‘a parte ‘e que la’ tem um usuario que me atazana muito. Ele parece determinado a provar que um relatorio que a gente da’ suporte na verdade nao funciona. Pra ser sincera, o relatorio ‘e super complexo, tem mil regras, mas os cenarios sao mais complexos ainda e nao duvido nada que existam regras que o relatorio nao contempla (ainda). Bom, mas o fato ‘e que ele estava enchendo minha gerente de email e ela disse pra ele, moco, tenho uma boa noticia – a Isabela ta’ INDO AI resolver seus problemas! Dai ele mandou mil problemas, eu trabalhei ate’ de noite, acordei ‘as 6 pra tentar analisar, mas nao consegui respostas – e achei que ia ser apedrejada pelo moco e todos os seus planejadores. Preparei minha sainha xadrez e minha melhor cara-de-pau veja-bem de consultoria, respirei fundo e fui.

E nao ‘e que o moco foi um fofo comigo?

Me mostrou o escritorio, os planejadores, contou historia, me explicou um monte de coisa… Legal demais ir em escritorio de mercado, varios displays de produtos por todo lado, um clima totalmente diferente dos nossos escritorios de TI! O problema era num co-pack – basicamente, um co-pack ‘e um produto que ‘e um re-empacotamento de uns produtos que ja’ existem. Por exemplo, dois Leite Moca embalados juntos, ou varias barras de chocolate juntas. Eles colocam outro codigo de barras, a validade, um preco promocional, e esta’ ai’ seu co-pack.

E pra completar a fofura, nao ‘e que ele me deu um co-pack de cinco barras de chocolate?
Mas nao tem foto, porque esse co-pack esta’ no escritorio, esperando eu resolver o problema da dependent demand pra abrir :)

One thought on “Visita ‘a sede

Leave a Reply

