O alemao,

ah!, o alemao.

Entao, aprender alemao nao ‘e bolinho. Quando esteve aqui, a Lud disse que eu devia largar mao disso ja’ que estava me deixando tao triste e preocupada (e me sentindo uma incompetente); que a vida ‘e muito curta pra gente fazer o que nao quer, e que existem um montao de outras linguas lindas me esperando.

Concordo com esse negocio de que a vida ‘e muito curta pra gente fazer coisas que nao gosta – incluindo trabalhar num trabalho que nao gosta, se relacionar com pessoas de que nao gosta, fazer tarefas que a gente nao gosta. A menos que o resultado dessas coisas compense (por exemplo, fazer exercicios e ser mais saudavel) ou nao tenha jeito de escapar (por exemplo, trabalhar pra nao morrer de fome).

No meu caso, o resultado ha’ de compensar. Ja’ vi que nao da’ pra ter uma vida normal aqui sem alemao; nao da’ pra doar sangue, nao da’ pra fazer amigos, e as atividades rotineiras gastam muito mais tempo. Mas melhor ainda que considerar que compensa, ‘e estudar alemao com alegria e prazer.

Dai eu resolvi varias coisas que estao me ajudando.

1. Qualquer esforco conta. Ler livros infantis; ler manga’, ouvir musica em alemao, fazer desenhos, escrever os nomes das coisas pela casa. Se eu for considerar ‘estudar’ so’ estudar gramatica, vou morrer de tedio.

2. Vou estudar alemao nos finais de semana ou ‘a noite? Acompanha uma cerveja alema.

3. Preciso de material bom? Compro. Arranjei uma gramatica muito melhor do que a que usamos no curso, e recentemente comprei um Worterbuch (livro de palavras) portugues-alemao. Os livros eu nao compro porque os leio e devolvo na biblioteca, mas daqui a pouco quero comecar a ter livros em alemao.

Aos poucos a coisa anda – ontem li meu primeiro manga inteirinho em alemao. Os desenhos ajudam, eu ja’ saber a historia ajuda, mas o fato ‘e que li. Inteiro. Em menos de duas horas :)

Ich lerne Deutsch

Ich lerne Deutsch

6 thoughts on “O alemao,

  1. Isa, acho que a manha do negócio é não se cobrar tanto resultado rápido. A língua é difícil mesmo e vai demorar mais pra aprender do que o inglês ou o francês, por exemplo. Então não se pressione tanto. :)
    Além disso, variar as maneiras de estudar é legal mesmo (como você está fazendo) e também estudar menos por vez, sabe? Se você pensa em estudar uma hora de alemão dá uma preguiça… Mas se você se propor a estudar 15 minutos, é tranquilo. Além dos estudos formais, você está entrando em contato com a língua também nas ruas e na vida, então a coisa tende a fluir :)

    • fe, o meu ‘problema’ aqui ‘e que eu nao tenho tanto contato com a lingua. eu trabalho 10h por dia em ingles, com gente que fala ingles comigo (e meu chefe fala portugues, hehe). meus amigos falam ingles. em todo lugar, da’ pra se virar com ingles!… eu nao sou forcada em momento nenhum a ficar em contato com a lingua. entao eu preciso passar pelo menos uma horinha por dia nem que seja olhando pro alemao! e eu sou exagerada, seus 15 minutos sao minha horinha :)

  2. OK… Para isso talvez mais algumas coisas possam ajudar a colocar o “alemão” na sua vida.
    Seu Facebook já está em alemão?
    O layout do seu espertofone já está em Alemão?
    A sua planilha apresentada no post “Measuring!…” já está em alemão? (Não vi, pois me parece em inglês…)
    Você está rodeada de “alemões”, mas tem certeza que fez um “check list” pra ver se o alemão realmente se incorporou à sua vida?
    Talvez seja a hora de “vestir o alemão” nas horas em que o inglês lhe der uma folguinha. Inglês intrometido!
    Beijos

Leave a Reply

