Measuring!…

Nao sei se ‘e porque eu trabalho com business inteligence e minha vida ‘e fazer KPI, mas o fato ‘e que eu adoro medir as coisas, ver como esta’ o progresso, e eventualmente me permitir umas comemoracoes.

A prioridade zero do meu ano ‘e aprender alemao – mas tambem quero voltar a fazer exercicio. Escrevo um post sobre as motivacoes especificas depois, mas a motivacao geral ‘e obvia :)

Entao resolvi que o objetivo e’ estudar cinco horas semanais de alemao (hora de aula nao conta), e tambem fazer cinco horas de exercicio por semana. Qualquer coisa conta – voltar pra casa a pe, fazer wii, ir patinar. No alemao, a mesma coisa – vale uma hora de estudos de gramatica, ou de ouvir musica em alemao e cantar junto, ou de fazer etiquetas pra casa, ou de estudar meus livros ‘vovo-viu-a-uva’. Qualquer coisa ‘e alguma coisa!

Pra me ajudar a medir, fiz um calendario com as semanas do primeiro semestre e colei na janela. Toda hora feita ‘e hora contada. As primeiras cinco horas vao pra semana em que foram feitas; depois vale contar pras semanas anteriores.

Prioridades do ano

Prioridades do ano

Como podemos ver, a coisa nao ta’ ainda muito bem – quando eu tive visitas, estudei bem pouco, mas pelo menos camelei pelas cidades que visitamos e completei as horas de exercicio. Ja’ essa semana, sem visitas, concentrei no alemao. Acabei de estudar mais duas horas – completei a semana e ainda ajudei a semana passada. Vamos ver se hoje eu me animo a patinar e garanto uns outros quadradinhos :)

8 thoughts on “Measuring!…

  1. Ei, Isa, gostei desse seu jeito de medir o progresso, mas queria mais explicações sobre ele. Cada quadradinho é uma hora? Cada cor simboliza o que? Tem quadradinhos pintados com duas cores e eu não entendi porque. Explica, plis :)

    • FreeTalker, cada quadradinho ‘e uma hora de Deutsch ou de Exercicio. as cores coloridas sao so’ porque eu gosto de coisas coloridas, hehe, nao tem nenhum significado mais profundo nao. e os quadradinhos meio coloridos ‘e que, se eu so’ tenho tempo (ou boa vontade) pra estudar meia horinha, ela tem que contar tambem! mas gosto de colocar de diferentes cores, porque ai eu fico com vergonha daquele meio quadradinho ali e quero logo completar :)

  2. Também queria entender esse sistema!
    Isa, você pode não saber alemão (ainda!), mas sou sua fã e da sua irmã! Beijos. Bia

    • ‘brigada, Beatriz! o sistema nao tem segredo – ‘e so’ um jeito de eu ter sempre ‘a vista quantas horas eu me propus a fazer, e como estou indo. eu sou dessas pessoas que gostam de riscar coisas de uma lista e dizer ‘check!’ quando termina uma obrigacao :) cada conjunto de quadradinhos corresponde ao que eu quero fazer numa semana – 5 horas de alemao e 5 horas de exercicio – e eu vou pintando quando vou fazendo. e como eu nao gosto de penalidades, se deixei de fazer numa semana tudo bem, eu posso fazer dobrado em outra e recuperar!

Leave a Reply

