Estocolmo, parte I

A novelinha de Estocolmo tambem ganha post em varias partes.

Primeiro, deixa eu falar sobre a Ryanair. Que novela! A Dedeh ja’ tinha me avisado que nao vale a pena viajar com eles, mas como a passagem era *metade* do preco, nao teve jeito – ou era Ryanair, ou nao era. Primeiro que o voo nao sai de Ffm – sai de Hahn, um aeroporto la’ longe – sao 120 km da cidade! Pra comparar, Confins que e’ Confins fica a 40km de Beaga’. O jeito que tem pra chegar e’ pegar um onibus do aeroporto normal  e demora uma hora e meia. Mas a gente tem tempo, vai cochilando, tudo bem.

Chegando no aeroporto, um paniquinho pra ver se a mala pode mesmo embarcar – as restricoes da Ryanair sao muitas e se a mala nao passar, sao 50 euros pra despachar. Mas nem gastava tanta preocupacao – muita gente passou com malas bem maiores que a minha. O que eu nao sabia e’ que eu podia ter feito compras no freeshop, que isso nao entra na cota das bagagens. Acabei passando raiva porque quando chegamos no aeroporto em Estocolmo, nao tinha freeshop! Alias, sou eu que sou ignorante ou nao e’ normal isso de ter freeshop so’ no aeroporto de partida, mas nao no de chegada?

O que acabou mesmo com o meu bom humor foi o comissario de voo horrivel que me atendeu, ja’ dentro do aviao. Eu perguntei se ele estava bem, ele ja’ respondeu atravessado que nao e que eu podia tirar o sorriso do rosto porque ninguem e’ tao feliz assim. Depois disso ele foi me irritando cada vez mais; nao me deixou passar e ficou me segurando; falou mal de Portugal (eu estava com meu passaporte portugues); depois reclamou que estavamos falando em ingles se podiamos falar em portugues; quando ouviu o meu sotaque comecou a falar mal do Brasil; chegou a ‘brincar’ que eu devia ter roubado meu passaporte portugues. Eu nao sabia se ele tava brincando ou falando serio; nao sei por que achei que ele nao ia deixar eu viajar ou alguma coisa assim e fiquei SUPER aflita. Eu tenho o maior respeito por pulicas em geral e autoridades aeroportuarias e de imigracao; acho que foi isso que me fez levar a serio o infeliz em vez de mandar ele catar coquinho. Ele me tratou tao mal, me xingou tanto, que eu fiquei sem reacao! Depois que eu estava sentada e’ que percebi que, independente de ele estar brincando ou nao, tinha sido muito grosso comigo, e fechei a cara de vez. Durante o voo ele ainda tentou me dar uns chocolates e ser vagamente legal, mas o mal ja’ estava feito. Ao sair do aviao eu disse boa noite (porque mesmo brava eu sou educadinha) e pronto; nunca mais quero ver esse cara na vida.

Os outros aeromocos nao foram muito mais legais nao – todo mundo de cara fechada, ma’ vontade, fiquei muito impressionada com isso. Duas vezes me ‘bateram’ com o carrinho de bebidas (eu estava numa poltrona de corredor) e nao se deram ao trabalho de pedir desculpas nao. Pessimo, pessimo.

E chegando no mini-aeroporto de Estocolmo, nao tinha free shop (eu tinha prometido levar um rum pro ano novo). Grrr! Mais uma hora e pouco de onibus e finalmente cheguei no terminal de onibus do centro, onde encontrei meu parceiro de viagem e fomos direto tomar uma cerveja. Ufa!

Achei dificil a viagem ate' aqui, mas eu cheguei, mas eu cheguei.

Achei dificil a viagem ate’ aqui, mas eu cheguei, mas eu cheguei.

2 thoughts on “Estocolmo, parte I

  1. Será que o povo que trabalha na Ryan Air ganha muito pouco? Isso explicaria o emburramento.
    Mas que monte de borracha esse cara falou, hein? Escreve uma cartinha pra Ryan Air reclamando. Seriously.
    Logo logo passaremos pela experiência. Aí te conto como foi.
    Beijos,
    Lud

    • eu ate’ pensei nisso, lud, mas nao quero perder nem mais um minuto e nem mais um pouquinho de boa vontade pensando na ryanair. mas o’, na volta o voo nao foi tao ruim nao!

Leave a Reply

