Financas

Finalmente chegou a hora de fazer as contas dos dois primeiros meses aqui!

Primeiro deixa eu me dar os parabens por ter anotado meus gastos direitinho. E’ muito chato e eu nunca tinha feito, mas segurei na mao do Leo e fui, e agora tenho umas belas planilhas de gastos.

Foram meses bem atipicos, mas acho que deu pra ter uma ideia. Conclusoes:

1. eu gasto pouco em comida. em novembro foram 300 euros, mas a casa ta’ cheia de comida ate’ agora. tem sorvete, tem queijo, tem sucrilhos, tem pao, tem pipoca, tem comida de microondas, tem chocolates (que eu espero que diminuam drasticamente a partir da 6a que vem hehe). acho que, quando as coisas estabilizarem, vou gastar uns 250 dinheuros por mes entre almoco na cantina, supermercado e um eventual restaurante.

2. estou bebendo menos do que pensei! ou ‘e que a cerveja aqui e’ barata. gastei mais ou menos 200 euros por mes em entretenimento (saidas, idas ‘a pista de gelo, livros, festinhas em casa). o truque ‘e que eu joguei todos os shows que eu comprei para os meses nos quais eles acontecerao (fevereiro, maio, junho). ainda estou pensando sobre isso – quem ai faz controle de orcamento, como faz com compras de coisas que so’ vao acontecer no futuro? entram pro budget de que mes?

3. em compensacao, na categoria viagem, estourei todos os budgets possiveis, numa media de 650 euros por mes. se considerar que eu viajei TODOS os finais de semana de dezembro e que natal e ano novo foram viagens bem caras, nao esta’ tao ruim. a ideia ‘e diminuir pra no maximo 450 euros por mes para viagens.

4. alguns gastos foram altos no comeco e nao devem mais aparecer: o espertofone, umas coisas de casa, uns quilos de roupas de frio. mas acho que tenho que reservar uns trocados todo mes pra comprar coisas chatas do tipo roupas e sapatos.

Ainda nao comecei a procurar ap por aqui, mas o plano e’ gastar no maximo uns 400/500 euros com aluguel + utilities. Acho que da’ pra viver aqui em Frankfurt de modo economico com 400 (aluguel) + 250 (comida) + 100 (transporte) = 750 euros por mes. Mas so’ vou saber mesmo daqui a uns meses!

 

Aos financeiros de plantao: estou usando o Expense Manager para Android; alguem recomenda um app melhor? E a pergunta que nao quer calar – despesas que a gente compra agora mas so’ aproveita depois (shows, passagens aereas) entram no budget do mes da compra ou da diversao?

5 thoughts on “Financas

  1. É isso aí. Bom começo. Esquenta muito sobre controlar os shows no mês da compra ou do uso não. O importante é controlar e fechar um ano, Mas só para sacanear: tudo depende de como você faz seu controle. Fluxo de caixa ou pelo princípio contábil da competência :D
    Fluxo de caixa é bem mais simples.

  2. O que o Leo que dizer é que você deve registrar a grana quando sai do seu bolso, ponto. Como o controle financeiro deve ser visto a longo prazo (como um ano), não tem problema você comprar 6 ingressos para shows em janeiro e botar nos gastos de janeiro..No final do ano, a média vai ser de 0,5 show por mês anyway .
    Keep up the good work!
    Beijos!

    • entendi! o problema ‘e que eu comprei os shows em dezembro, e nao acho justo que eles fiquem no ano passado. vou considerar todos em janeiro, entao! : )

Leave a Reply

