Berlim!

Entao fomos passear em Berlim.

Dados tecnicos: passagens de trem Frankfurt – Berlim compradas na DB, ida e volta, por 110 euros. Aproveitei pra comprar o cartao de desconto deles que ja’ tinham me recomendado. Funciona assim: voce compra o cartao de 20% ou de 50% e, pelo prazo do cartao, voce tem esse desconto em qualquer passagem que comprar pra voce. No trem, tem que mostrar o cartao e ele ‘e nominal. O de 50% e’ anual, mas o de 20% de desconto tem o que dura 4 meses e eu adorei: ele custa 20 euros, o anual custa 59. Da’ pra ir comprando o de 4 meses quando for o caso.

Eu achei que ia ser super chique a minha viagem, mas nem foi – eu fui de segunda classe, o trem e’ super cata-jeca, e ainda deixaram as luzes ligadas o tempo todo. Sorte que eu durmo em qualquer circunstancia, porque senao nao dava pra tirar nem cochilo. Sao 4 horas de viagem, mas atrasou e levou quase 5. Ah!, importante: aprendi que, quando voce nao tem lugar marcado, qualquer lugar que esteja sem nada escrito pode ser seu. Se voce marca, dai fica escrito do lado do numero do assento qual o trecho para o qual aquele assento esta’ reservado.

Dados tecnicos II: ficamos no Meininger Mitte. Eu ja’ tinha ficado em Meiningers antes (ate’ em Berlim mesmo, se nao me engano) e eles sao sempre bacanas e limpissimos. Ficamos num quarto de 6 camas misto, e todas as coisas estavam la: roupa de cama incluida, armario no quarto, toalhas por um euro (com deposito de 5), banheiro dentro do quarto (eu adoro nao ter que sair do quarto carregando mil coisas pra tomar banho), luz e tomada em todas as camas, sabonete no banheiro (adoro!), internet gratis, pessoal simpatico, e boa localizacao. Eles tambem tem cozinha e lavadora de roupas, mas nem passei perto. Custo total pra 3 noites: 55 dinheuros por pessoa. Esqueci de tirar fotos do albergue (nao classifica exatamente como atracao turistica, ne) mas e’ desses que a gente recomenda depois. Ultima vez que estive em Berlim, com a Lud, ficamos no 3 Little Pigs, que e’ fofo, mas morto e meio fora de mao – preferi esse de agora.

Berlim, ah, Berlim… como eu gosto de voce! Na quinta ‘a noite aproveitei que estava numa cidade grande pra tomar cerveja, dancar ate’ o amanhecer e ja’ comecar o fds virada. Nao tenho fotos, ufa! Mas acho que eu estava precisando tomar cerveja como se nao houvesse amanha : ) Primeiro dia, ja’ comecamos com o fantastico tour gratis do New Berlim Tours. Nao, eu nao ganho nada por falar bem deles, mas falo bem deles sempre pra todo mundo. Eu queria ate’ trabalhar com eles (ta’ na lista de profissoes improvaveis mas que eu queria muito, tipo bartender). O esquema desse free tour e’ o seguinte – o guia vai contando a historia da cidade e mostrando as coisas. Nao entra em quase nenhuma atracao/museu,  e’ bem corrido. O bom e’ que da’ pra decidir logo de cara quais sao os lugares que pareceram super bacanas e voce quer voltar e entrar com mais calma, e quais so’ ver de fora ja’ esta’ bom. E pra quem tem senso de direcao, e’ bom pra ja’ saber onde ficam as coisas. Como esse tour ‘e gratis (voce da’ uma gorjeta no final, mas nao e’ obrigatorio), eles colocam os melhores guias, pra voce achar fenomenal e comprar os outros tours. Quanto a esses outros, os que eu comprei nao eram tao legais quanto o free – mas eles nao sao caros e, pra mim, valeram a pena so’ de eles terem me levado e buscado no lugar da visita (o campo de concentracao de Sachsenhausen e Potsdam, no caso).

Berlim continua linda mas o dia estava bem nublado, entao nao tirei muitas fotos. Mas deu um solzinho por 15 segundos e eu claque!, tirei essa foto ai.

2012-11-30 14.11.17

Berlim nessa ‘epoca do ano tem um zumbilhao de feirinhas de natal, as Weihnachtsmarkts. Aqui em Ffm so’ tem uma na praca central, mas em Berlim parece que sao umas 60. Elas ficam abertas durante o dia e ai a gente visitava uns monumentos, parava numa feirinha, comia um biscoito, tomava um vinho quente, e voltava a bater perna. Considerando que ja’ pegamos neve e temperaturas negativas, o vinho quente foi bem-vindo, obrigada!

E quantas coisas bonitas as feirinhas tem! Muitas lojas de decoracao de natal, muitas lojas de comidinhas, muitas lojas de presentes… eu fiquei fascinada com a quantidade de enfeites de natal. Tem muitas coisas lindinhas e quebraveis e brilhantes e coloridas! E normalmente a feirinha tambem tem uma linda arvore de natal enfeitada. Em uma das feiras estava tendo showzinho com banda ao vivo, e tocaram ate’ Bitous! Em outra, tinha pista de patinacao no gelo – alugamos patins e barbarizamos na pista demos umas voltinhas. E em todas, vinho quente e coisas gostosas de comer : )

2012-11-30 21.07.462012-11-30 21.04.21

No domingo, fizemos um passeio que o guia da Mari sugeriu (ah!, comentario – tem um app fantastico do Trip Advisor que, alem de sugestao de atracoes, restaurantes, hoteis e afins, tem uns passeios guiados pela cidade; ele te mostra onde sao as atracoes no caminho e vai comentando uma por uma. superlegal). Fomos para a antiga parte comunista da cidade. Tem coisas bonitas, mas de modo geral me deu uma impressao terrivel de ‘nao quereria morar aqui de jeito nenhum’. E isso dentro de Berlim, a cidade pela qual eu sou tao apaixonada que me mudei pra Alemanha por causa disso!

IMG_8415

A impressao que fiquei e’ que os predios sao muito artificiais, muito planejados, e isso da’ uma sensacao ruim de controle. E olha que e’ tudo bonito, se voce desconsiderar a sensacao ruim. A Mari tambem ficou com a mesma sensacao. Foi interessante, mas tambem foi bom ir embora de la. Ou talvez a gente so’ nao gostou porque nao tinha nenhumas feirinhas por perto : )

No final das contas, o que eu mais gostei dessa visita foi a sensacao de estar saindo de Berlim e indo pra casa ali pertinho, pra um lugar onde eu posso voltar a Berlim sempre que quiser. Ja’ volto, viu?

4 thoughts on “Berlim!

  1. Aaaah, que legal!
    Não é ótimo estar a poucas horas e euros das nossas cidades favoritas – em vez de a um oceano de distância?
    Beijos!

  2. Foi Glückwein que vc tomou? Isso é boooom!
    A gente podia pegar a sua máxima de -2º C com a minha de 35º, e tirar uma média, não acha?
    Beijo!

Leave a Reply

