Ich lerne Deutsch

Nos ultimos anos, mudei de casa, de hotel e de cidade bem umas dez vezes – cada projeto em uma cidade, cada cidade um quarto de hotel ou um flat. Acabei juntando um kit de ‘coisas de casa’ que se nao da’ pra chamar de mobilia, e’ o que temos. Tem dois jogos de roupa de cama, tem panela, tem utensilios de cozinha (errr, os que eu uso – tabua, faca, coqueteleira, socador), tem um jogo de cafe’ da manha lindo que o Felipe me deu, tem uma pipoqueira (pra viagem – outra fica em Belo Horizonte), tem um despertador, tem uma balanca de cozinha que a Bia me deu, tem uma corda de pular, e tem coisinhas uteis que claro que da’ pra comprar em qualquer lugar do mundo, mas que eu tenho a impressao de que eu tenho quer ter ali, ‘a mao, sem precisar sair pra comprar. Sao elas: uma boa tesoura, um vidro de cola branca, um durex, uma fita crepe, e uma fita metrica.

Quantas coisas nao se resolvem dentro de casa com uma tesoura afiada e um durex! E que aperto eu passei no Rio tentando mudar os moveis de lugar tendo esquecido em BH a minha fita metrica!

Ontem passei no supermercado e comprei dois itens que, pelo preco e tamanho, vale mais a pena comprar na cidade-destino (e nao sao tao uteis assim – nunca vi ninguem consertar nada com umas canetinhas, a nao ser, claro, aqueles reparos em sapatos que perderam umas lascas). E agora estou preparada para os desafios da vida, como por exemplo aprender alemao.

Eu surtei quinta feira com a minha segunda aula de alemao. A professora ja’ esta’ no passado enquanto eu nao lembro nem como fala as coisas no presente. Quando ouco as coisas, ‘as vezes me parecem vagamente familiares, mas nem por isso eu lembro o que elas significam. A professora faz mil perguntas ‘livres’ na aula (‘o que e’ que vc fez ontem?’) que eu nao tenho nem estrutura, nem vocabulario pra responder. Um caos.

Eu ja’ estava de mimimi quando meus amigos da engenharia fizeram o que eles melhor sabem fazer e mandaram eu virar gente grande e parar de reclamar (com frases bonitas como ‘larga de ser mansa e compensa estudando’ e ‘queria o que, ir pra alemanha e aprender japones?’). Entao eu parei de reclamar (nao de todo, vai) e fui estudar. Mas como estudar por estudar e’ muito chato, la’ fui eu fazer paineis coloridos pra colar na parede. Daqui umas semanas, a parede esta’ coberta… (e nao zoem que sao coisas simples – eu sei que sao, mas nem elas eu tou sabendo!)

One thought on “Ich lerne Deutsch

Leave a Reply

