Custo de vida

Outro dia minha chefe me perguntou se eu estou achando a Alemanha mais cara ou mais barata que o Brasil. Isso ‘e uma pergunta dificil, considerando que aqui eu ganho bem menos que eu ganhava no Brasil – e’ diferente dividir por tres o preco e comparar de ver o quanto determinada coisa consome do meu orcamento mensal.

De forma geral, estou achando as coisas mais baratas aqui sim. Pra dar uma ide’ia, hoje fui na Rossmann (a Araujo daqui – tem ate’ comida pra gato essa drogaria) e sai com mais coisas do que queria – todas essas coisas ai nessa foto. E tudo isso custou menos de 24 euros. Se fosse no Brasil, nao tinha custado menos de 70 reais (mesmo se eu trocasse esse leave-in da John Frieda carissimo no Brasil pelo velho e bom leave-in da Seda Hidraloe, que eu gosto muito mais). Eu costumo ser barateira nas coisas que nao me importa muito – se nao conheco nenhuma marca, compro a mais barata, vai que eu gosto? Pra algumas bem poucas coisas, eu sou mais exigente – normalmente quando se trata de comida : )

Vamos ‘a soma: escova de dente, 1.15 cada uma; fio dental, 1.39 cada um; absorvente, 0.99 (tem um milhao de marcas e tipos aqui,. e’ de ficar perdida); leave-in, 5.95; album de fotos (pra desmontar e colar na parede), 0.79; chocolates, 0.89, 1.45 e 1.99; esmalte, 1.55; gominhas, 1.49; sacola colorida reutilizavel, 1.69; e enfeite de natal (que ja’ esta decorando a porta :), 1.79. Total: 23.66 euros.

E ai, parece caro ou barato?

3 thoughts on “Custo de vida

  1. Ambicionei as gominhas. Meu cabelo tá crescendo e agora já consigo fazer um rabicó =D.
    Concordo que o conceito de caro e barato é muito relativo. Talvez a verdadeira pergunta seja: “seu padrão de vida (odeio essa expressão, mas enfim) aumentou, diminuiu ou ficou igual?”
    Beijos!

    • ai depende! tomar cerveja alema ficou mais barato, mas comer pao de queijo e coxinha ficou muito mais caro. dia de sol e calor, entao, ta’ carissimo – ultima vez que eu olhei, 1500 euros ida e volta : )

Leave a Reply

