O alemao e a etiquetadora

image

Quando descobri que vinha pra ca’, comecei a ler tudo que achava sobre o pais, a lingua, os alemoes… e cai nuns artigos falando sobre quao dificil e’ aprender alemao (nem tanto) e dicas para faze-lo.

Uma das coisas que eu acho dificil e’ decorar os generos das coisas – aqui tem feminino, masculino e neutro: o faca, a garfo, e colher… Uma das dicas era a seguinte: fazer etiquetas para as coisas da casa, de modo que uma xicara tivesse escrito ‘eine Tasse’ e um prato tivesse ‘ein Teller’.

E na verdade, na verdade, eu sempre quis uma etiquetadora – desde que vi uma automatica, pequenina, muito fofa no escritorio da Allegheny.

Procurando outras coisas nesse sabado, nao e’ que eu acho a simpatica etiquetadora? Ela e’ manual (no claque, claque) mas custava metade do preco da automatica (18 euros vs 30) e nao precisava de pilhas. E alem disso, as etiquetas tem um ar muito mais old school :)

Etiquetadora ‘a mao, agora o que esta’ faltando e’ comecar as aulas de alemao e aprender os nomes pra etiquetar a casa!
image

***

E a aula de alemao esta’ uma novela.

Primeiro eu passei pro cima da moca do RH que estava de ferias e contactei direto o pessoal da aula de alemao (huhu). Achei que estava tudo indo certo quando o moco veio aqui, fez um mini teste do meu alemao capenga, disse que tinha exatas duas outras alunas no meu nivel (so’ se formam turmas com pelo menos 3 alunos) e que ia pedir ‘a professora que entrasse em contato.

A professora entrou em contato, sugerindo alguns horarios bem bizarros – mas tudo bem, porque a aula de alemao e’ a minha prioridade e eu vou marcar o resto das minhas atividades dependendo dos horarios das aulas. Mas as duas outras alunas se engalfinharam por email, ate’ que uma delas escreveu ‘Esses horarios sao inaceitaveis. Vou procurar outra turma.’ e, como nao da’ pra abrir a turma so’ com duas, ferrou-se a brincadeira.

O pior e’ que eu estava esperando a definicao dos horarios de aula para comecar a me inscrever em outras atividades, mas agora parece que vai demorar… acho que o melhor a fazer e’ me inscrever em alguma coisa, que ai Murphy garante que a definicao dos horarios sai rapidinho e justamente em cima do que eu ja’ tiver marcado. :)

***

Sim, a etiquetadora parece uma arma de filme de ficcao. Acho que vai bem com a fantasia de Princesa Leia!

3 thoughts on “O alemao e a etiquetadora

  1. Lá em casa tinha uma etiquetadora dessas (há uns mil anos), só que a fita era verde! Ultrabacana, e eu vou pedir emprestado para etiquetar coisas em francês.
    E manual é muito melhor que automática. O claque claque vai fazer você se concentrar na hora de escrever as palavras, e isso definitivamente vai ajudar na fixação delas (na memória, não nos móveis).
    Beijos!

  2. A etiquetadora lá de casa era vermelhinha, e servia pra etiquetar material escolar ;)
    Não sei se vc lembra, mas a Lourdinha (professora de alemão) fazia uns cartazões com os nomes, pra ver de longe – então, as etiquetas pequenas vão servir pra vc treinar os olhos (ou andar bastante pela casa)…

    • eu tambem tinha cartazes em casa quando estudava alemao, dani! acho que serao necessarios tambem… as etiquetas sao pras coisas do dia-a-dia so, substantivos; o resto vai pro cartaz…

Leave a Reply

